sexta-feira, 20 de novembro de 2020

SEO vs PPC: Qual você deve escolher primeiro?

Tempo de leitura: 4 minutos

Ao lançar um novo site pela primeira vez, muitos profissionais de marketing desenvolvem uma obsessão com o tráfego e, não importa de onde venha, eles querem que atinja números elevados para que possam começar a medir o comportamento em seu site e testar novas ideias.

A questão aqui é: onde você deve colocar sua atenção e seu dinheiro?

A maioria dos profissionais de marketing que conheci vêem o SEO como a escolha padrão para o marketing online, mas acho que esse viés é o resultado natural de profissionais de marketing que já trabalharam como redatores ou que tiveram funções de comunicação. . .

Esse tipo de trabalho geralmente envolve fortes interações com aqueles que trabalham com SEO em seus próprios negócios; Entre outras coisas, é mais barato do que a publicidade paga, com a consequência de se tornar uma opção mais cobiçada para acumular um pouco mais de orçamento.

No entanto, alguns profissionais de marketing acham que o pay-per-click, PPC, é o melhor lugar para começar.

Na minha experiência, essa é uma crença mais comum entre executivos com experiência em indústrias off-line.

Essas pessoas entendem que a publicidade é uma obrigação para qualquer empresa que busca aumentar seus clientes (ou deseja crescer em alguns meses), então, uma vez que pretendem continuar anunciando, muitas começam com as campanhas do Google. . Anúncios do Google Ads ou Facebook ADS embora sejam infinitos.

Embora seja recomendado que você comercialize sites com canais importantes, incluindo SEO, PPC, RP, mídia social, etc., nem sempre é possível e, quando os recursos são limitados, decisões difíceis devem ser tomadas.

Abaixo estão os prós e contras de começar a usar SEO e PPC.

SEO

Prós:

  • Não requer um grande investimento inicial
  • Os profissionais de SEO podem começar sem primeiro conhecer os prós e contras do seu modelo de negócios
  • Sites de SEO de alto tráfego são um ativo e gastar dinheiro com eles é, na verdade, um investimento no seu negócio.

Versus:

  • Ver resultados antes de 6-9 meses é raro
  • Construir uma equipe interna pode ser muito caro a longo prazo se mais de 3 pessoas forem necessárias
  • O ROI é mais difícil de medir do que um PPC
  • É mais difícil prever o sucesso futuro provável
  • As atualizações do algoritmo do Google podem causar grandes flutuações no tráfego

PPC

Prós:

  • Os resultados podem ser medidos em poucos dias, às vezes horas.
  • É muito fácil medir o ROI e o potencial de lucro a longo prazo.
  • As atualizações do Google AdWords são frequentes, mas raramente têm um grande impacto no desempenho da campanha.

Versus:

  • Requer um orçamento inicial pelo menos 5 vezes superior ao de SEO
  • Campanhas lucrativas não são um ativo e, no momento em que você para de pagar pelos anúncios, perde tráfego.
  • Os gerentes de PPC precisarão entender totalmente o processo de vendas online antes de começar, o que significa que você precisará ser muito aberto sobre o seu negócio.
  • Os custos de tráfego sempre aumentarão com o tempo

Tanto o SEO quanto o PPC exigem paciência até que você possa ver um ROI, bem como muito trabalho que terá de ser feito pelas pessoas ao seu redor que sabem o que você está fazendo.

Ao tomar a decisão, meu conselho é primeiro se perguntar: “Se eu não conseguir provar em 6 meses que este site é lucrativo, fecharei o projeto?” e se a resposta for sim então a única maneira será PPC.

Se você tem orçamento para começar com campanhas PPC que abrangerão muitas das palavras-chave relevantes e se houver pressão para produzir resultados rapidamente, você deve seguir em frente. Se o dinheiro está baixo, mas você pretende investir em marketing online de longo prazo, o SEO é a melhor solução.

A questão crucial é o que você fará quando estiver com um orçamento muito apertado, mas ainda precisar produzir resultados rápidos.

Nesse cenário, você pode tentar uma pequena campanha PPC super direcionada que inclua apenas as palavras-chave que melhor descrevem a oferta do seu site.

Tudo isso lhe dará uma ideia de como um cliente em potencial reagiria ao seu site e, se os resultados forem encorajadores, você ficará motivado a transferir seus orçamentos para outro lugar para tornar suas campanhas maiores.

Independentemente do caminho que você escolher, a única coisa com a qual você precisa ser consistente é que quanto mais trabalho você dedica ao que faz, melhores serão os resultados, então prepare-se para arregaçar as mangas!

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