terça-feira, 3 de novembro de 2020

Como escolher um nicho de mercado, Dicas para acertar na escolha

Tempo de leitura: 9 minutos

O seu nicho de mercado determina a audiência com que falará. Aprenda a escolher o nicho de mercado certo para o seu produto.

A escolha de um nicho de mercado é um passo determinante para todos aqueles que continuam a iniciar um novo negócio.

como-escolher-um-nicho-de-mercado-lucrativo

Afinal de contas, é impossível produzir um produto ou serviço que satisfaça as necessidades de todos os públicos.

Os indivíduos são diferentes, assim como os seus interesses e perfis demográficos.

Ao conceptualizar um nicho para a sua marca, determina o público que irá visar e, assim, as tácticas que irá utilizar para convencer essas pessoas a comprar.

Continue a ler e verifique algumas dicas que o ajudarão a escolher um nicho que representa a estabilidade perfeita entre as suas capacidades e um mercado rentável!

Afinal de contas, o que é um nicho de mercado?

nicho-marketing-digital


Pode ter ouvido falar de nichos de mercado, mesmo aqui no nosso blog, mas sabe o que este critério significa realmente?

Um nicho de mercado representa um segmento do público que tem perfis e interesses semelhantes.

Por outras palavras, é um segmento do público com as suas próprias particularidades.

Pode ser extenso, como material desportivo, ou específico, como equipamento de defesa para jogadores de futebol, por exemplo.

Além de estabelecer o indivíduo certo para o seu produto, o nicho visa explorar novos mercados, tentando encontrar pedidos que ainda não têm tanta atenção ou participantes fortes no mercado.

Se analisar marcas como a Amazon, Submarino e Lojas Americanas, notará que cada uma delas trabalha com uma gama bastante vasta de produtos e serviços.

Isto resulta numa audiência de consumidores bastante vasta para este tipo de comércio electrónico.

Com este modelo de negócio é viável chegar a um adolescente de 20 anos que é atraído por produtos de fitness e a uma dona de casa de 40 anos que procura serviços domésticos.

Agora, se pensarmos na MAC, uma empresa canadiana de cosméticos e maquiagem, percebemos-nos de que eles têm um público mais específico: pessoas que gostam de maquiagem.

Isto faz com que a comunicação e mesmo a escolha dos embaixadores da marca se concentrem totalmente na satisfação das necessidades desse público.

Reduzindo um pouco mais, temos a possibilidade de nomear a marca Eleiko, que dá bares e plataformas para atletas e especialistas que praticam Crossfit. Bastante específico, certo?

Nesta situação, o grupo interessado na marca é mais pequeno, mas ao dar um produto exclusivo no mercado, a marca acaba por ser mais assertiva nas suas acções de marketing digital.

como-escolher-um-nicho-no-hotmart

Como escolher um nicho de mercado

Antes de iniciar o seu negócio ou lançar um novo produto, é essencial escolher o nicho certo para operar.

Esta definição não pode ser feita de forma aleatória.

Pelo contrário, deve ser feito com muito cuidado e organização.

Preparei esse vídeo que vai ter ajudar a escolher seu nicho de mercado

Caso contrário, as suas acções não serão tão assertivas e dificilmente atingirão o resultado desejado.

fazer uma lista dos tópicos que domina
O primeiro elemento a considerar ao escolher o seu nicho é pensar em algo que gosta de fazer.

Isto é fundamental porque no mercado de produtos digitais, terá de ler e aprender continuamente sobre esse assunto, e nada é mais aborrecido do que ler sobre algo que não lhe agrada.

Depois de listar as suas preferências, procure minimizar essa lista para as profissões que realmente sabe fazer bem.

É essencial estar desligado durante este período para compreender que a questão que mais o atrai não é constantemente a que mais o atrai.

Uma pessoa pode estar interessada em cuidados de animais de estimação, no entanto, pode não compreender muito sobre isso para o explicar a outros.

Claro que nada o impede de aprender muito sobre o assunto e tornar-se uma alusão, mas é possível que ele tenha outras competências que possam gerar um retorno financeiro mais rápido.

O seu objectivo é responder às seguintes perguntas:

Quais são as suas “realizações” na área escolhida?
É uma alusão ao assunto?
Já trabalhou com a questão antes?
O seu método funciona?
A sua mensagem é simples de compreender?
O nicho ideal para agir surgirá naturalmente à medida que os seus interesses e experiências se cruzarem
.

Expandir as modalidades
Se o seu objectivo é começar a ganhar dinheiro pela Internet, concentre-se em achar um nicho lucrativo que tenha sinergia com as capacidades listadas na primeira fase.

Veja também quando pesquisou informações na Internet e não obteve resultados satisfatórios, quer devido à ausência deste tipo de conteúdo, quer devido à superficialidade com que o assunto foi abordado.

Este conselho é fundamental, porque sugere palavras-chave que ainda não foram exploradas pela concorrência e formam nichos nos quais vale a pena investir.

Palavras-chave são termos ou expressões utilizadas nos principais motores de busca, tais como Google, para encontrar informação sobre qualquer assunto.

Têm a possibilidade de serem genéricos (cauda da cabeça) ou específicos (cauda longa).

Estes últimos ajudam a segmentar o seu conteúdo e visam um público mais específico.

É como se representasse uma “dor” mais precisa dos seus potenciais consumidores.

Por exemplo, se escrever o termo “marketing” na barra de pesquisa do Google, obterá vários resultados e terá de visitar muitas páginas até encontrar a que melhor se adequa ao seu alvo.

Agora, quando souber que tipo de informação de marketing está a tentar encontrar, utilizará uma palavra-chave específica tal como “tácticas de marketing por correio electrónico” ou “marketing de conteúdo para pequenas organizações”.

Avaliar a oferta versus procura


Outro detalhe bastante fundamental ao escolher um nicho de mercado é verificar se existe procura para este produto e se as marcas participantes oferecem soluções semelhantes.

Afinal, não quer investir em negócios sem perspectivas, pois não?

Fazê-lo é bastante simples.

Com a sua lista de potenciais tópicos em mãos, inicie um inquérito nas ferramentas de palavras-chave dos motores de busca mais utilizados, como o Google, sobre a procura de tais tópicos.

Verifique também as pesquisas semelhantes àquelas que pretende gerar.

Eles dão uma excelente visão da dor da audiência.

Estes instrumentos apresentam a proporção de pesquisas mensais de palavras-chave locais e globais.

Uma das ferramentas superiores para verificar a procura de um nicho é o Google Keyword Planner, no entanto ainda se pode utilizar o Keywordtool.io e SEMrush.

Verifique na ferramenta qual é a taxa de descoberta sobre o assunto do produto na Internet: há procura suficiente?

Com que frequência são pesquisadas as suas palavras-chave primárias?

Verificar também se produtos semelhantes são vendidos nos sites que aparecem nos motores de busca quando estas palavras-chave são pesquisadas e, em caso afirmativo, analisar a concorrência.

Ao cruzar dados de procura e ao conhecer os seus participantes, poderá examinar a viabilidade de todas as suas possibilidades, escolhendo idealmente um nicho com grande procura e pouca competição.

Compreender as tendências


Haverá constantemente utilizadores à procura de soluções para perder peso, ganhar dinheiro a fazer um trabalho em casa, dicas para ser mais produtivo, entre outros tópicos do momento.

qual-nicho-mais-vende-na-internet

As tendências são artigos com uma procura monumental, mas também com muita oferta, e ser mais um no meio da multidão não o fará ter sucesso.

Portanto, o ideal é continuar a pesquisar para encontrar tendências mais específicas e escolher um nicho com maior procura e menos oferta.

Há várias ferramentas que têm a possibilidade de lhe dar uma ajuda neste trabalho.

Esta é a situação do Ubersuggest, que indica palavras-chave específicas com sub-níveis envolvidos com o assunto a ser pesquisado, cruzando dados reais de investigação.

O próprio Google também pode fornecer informações valiosas.

Quando faz uma pesquisa, a ferramenta completa automaticamente a sua frase com os termos mais pesquisados, e estas recomendações têm o potencial de lhe dar boas ideias de nichos de mercado para investir.

Examine se pode competir neste nicho


Não menos fundamental do que o nicho é saber se pode competir neste segmento: qual é o diferencial competitivo que o seu produto digital pode exibir para fazer a diferença em relação aos já existentes?

Não se desencoraje com as ofertas do mercado! Se o nicho escolhido já tiver uma lista de produtos mais vendidos, não há razão para desanimar.

Vejam-no como uma possibilidade, afinal de contas, se houver altas taxas de vendas, há muita procura para esse tipo de solução ou serviço.

Faça um inquérito à sua concorrência, visite o seu site e contacte-os por e-mail para compreender como funcionam e como interagem com os seus potenciais clientes.

Este trabalho é meticuloso, necessita de muita investigação, perspectiva analítica e dedicação para descobrir as lacunas no mercado que têm o potencial de ser preenchidas pelo seu produto ou serviço.

Foco num público específico


Falamos do carácter na maioria dos nossos próprios textos e não pode ser diferente neste, porque o perfil do cliente ideal influencia cada uma das escolhas estratégicas do seu negócio.

Que tipo de conteúdo deve abordar?
Quais são as redes sociais em que o meu público procura informação?
Quais são as necessidades deste público?
O que esperam do meu produto?
Se ainda não sabe que parte do mercado pretende atingir, é impossível anunciar o seu produto a menos que queira perder muito dinheiro ou confundir o seu público.

melhor-nicho

vou ficando por aqui, espero ter ajudado

um forte abraço

Gui Augusto

O post Como escolher um nicho de mercado, Dicas para acertar na escolha apareceu primeiro em Gui Augusto.



source https://euguiaugusto.com/como-escolher-um-nicho-de-mercado/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Como obter os 10 principais clientes

Tempo de leitura: 4 minutos O marketing de novos negócios é um dos desafios mais criativos do marketing, e ninguém sabe se uma oferta vale...