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O seu nicho de mercado determina a audiência com que falará. Aprenda a escolher o nicho de mercado certo para o seu produto.
A escolha de um nicho de mercado é um passo determinante para todos aqueles que continuam a iniciar um novo negócio.
Afinal de contas, é impossível produzir um produto ou serviço que satisfaça as necessidades de todos os públicos.
Os indivíduos são diferentes, assim como os seus interesses e perfis demográficos.
Ao conceptualizar um nicho para a sua marca, determina o público que irá visar e, assim, as tácticas que irá utilizar para convencer essas pessoas a comprar.
Continue a ler e verifique algumas dicas que o ajudarão a escolher um nicho que representa a estabilidade perfeita entre as suas capacidades e um mercado rentável!
Afinal de contas, o que é um nicho de mercado?
Pode ter ouvido falar de nichos de mercado, mesmo aqui no nosso blog, mas sabe o que este critério significa realmente?
Um nicho de mercado representa um segmento do público que tem perfis e interesses semelhantes.
Por outras palavras, é um segmento do público com as suas próprias particularidades.
Pode ser extenso, como material desportivo, ou específico, como equipamento de defesa para jogadores de futebol, por exemplo.
Além de estabelecer o indivíduo certo para o seu produto, o nicho visa explorar novos mercados, tentando encontrar pedidos que ainda não têm tanta atenção ou participantes fortes no mercado.
Se analisar marcas como a Amazon, Submarino e Lojas Americanas, notará que cada uma delas trabalha com uma gama bastante vasta de produtos e serviços.
Isto resulta numa audiência de consumidores bastante vasta para este tipo de comércio electrónico.
Com este modelo de negócio é viável chegar a um adolescente de 20 anos que é atraído por produtos de fitness e a uma dona de casa de 40 anos que procura serviços domésticos.
Agora, se pensarmos na MAC, uma empresa canadiana de cosméticos e maquiagem, percebemos-nos de que eles têm um público mais específico: pessoas que gostam de maquiagem.
Isto faz com que a comunicação e mesmo a escolha dos embaixadores da marca se concentrem totalmente na satisfação das necessidades desse público.
Reduzindo um pouco mais, temos a possibilidade de nomear a marca Eleiko, que dá bares e plataformas para atletas e especialistas que praticam Crossfit. Bastante específico, certo?
Nesta situação, o grupo interessado na marca é mais pequeno, mas ao dar um produto exclusivo no mercado, a marca acaba por ser mais assertiva nas suas acções de marketing digital.
Como escolher um nicho de mercado
Antes de iniciar o seu negócio ou lançar um novo produto, é essencial escolher o nicho certo para operar.
Esta definição não pode ser feita de forma aleatória.
Pelo contrário, deve ser feito com muito cuidado e organização.
Preparei esse vídeo que vai ter ajudar a escolher seu nicho de mercado
Caso contrário, as suas acções não serão tão assertivas e dificilmente atingirão o resultado desejado.
fazer uma lista dos tópicos que domina
O primeiro elemento a considerar ao escolher o seu nicho é pensar em algo que gosta de fazer.
Isto é fundamental porque no mercado de produtos digitais, terá de ler e aprender continuamente sobre esse assunto, e nada é mais aborrecido do que ler sobre algo que não lhe agrada.
Depois de listar as suas preferências, procure minimizar essa lista para as profissões que realmente sabe fazer bem.
É essencial estar desligado durante este período para compreender que a questão que mais o atrai não é constantemente a que mais o atrai.
Uma pessoa pode estar interessada em cuidados de animais de estimação, no entanto, pode não compreender muito sobre isso para o explicar a outros.
Claro que nada o impede de aprender muito sobre o assunto e tornar-se uma alusão, mas é possível que ele tenha outras competências que possam gerar um retorno financeiro mais rápido.
O seu objectivo é responder às seguintes perguntas:
Quais são as suas “realizações” na área escolhida?
É uma alusão ao assunto?
Já trabalhou com a questão antes?
O seu método funciona?
A sua mensagem é simples de compreender?
O nicho ideal para agir surgirá naturalmente à medida que os seus interesses e experiências se cruzarem.
Expandir as modalidades
Se o seu objectivo é começar a ganhar dinheiro pela Internet, concentre-se em achar um nicho lucrativo que tenha sinergia com as capacidades listadas na primeira fase.
Veja também quando pesquisou informações na Internet e não obteve resultados satisfatórios, quer devido à ausência deste tipo de conteúdo, quer devido à superficialidade com que o assunto foi abordado.
Este conselho é fundamental, porque sugere palavras-chave que ainda não foram exploradas pela concorrência e formam nichos nos quais vale a pena investir.
Palavras-chave são termos ou expressões utilizadas nos principais motores de busca, tais como Google, para encontrar informação sobre qualquer assunto.
Têm a possibilidade de serem genéricos (cauda da cabeça) ou específicos (cauda longa).
Estes últimos ajudam a segmentar o seu conteúdo e visam um público mais específico.
É como se representasse uma “dor” mais precisa dos seus potenciais consumidores.
Por exemplo, se escrever o termo “marketing” na barra de pesquisa do Google, obterá vários resultados e terá de visitar muitas páginas até encontrar a que melhor se adequa ao seu alvo.
Agora, quando souber que tipo de informação de marketing está a tentar encontrar, utilizará uma palavra-chave específica tal como “tácticas de marketing por correio electrónico” ou “marketing de conteúdo para pequenas organizações”.
Avaliar a oferta versus procura
Outro detalhe bastante fundamental ao escolher um nicho de mercado é verificar se existe procura para este produto e se as marcas participantes oferecem soluções semelhantes.
Afinal, não quer investir em negócios sem perspectivas, pois não?
Fazê-lo é bastante simples.
Com a sua lista de potenciais tópicos em mãos, inicie um inquérito nas ferramentas de palavras-chave dos motores de busca mais utilizados, como o Google, sobre a procura de tais tópicos.
Verifique também as pesquisas semelhantes àquelas que pretende gerar.
Eles dão uma excelente visão da dor da audiência.
Estes instrumentos apresentam a proporção de pesquisas mensais de palavras-chave locais e globais.
Uma das ferramentas superiores para verificar a procura de um nicho é o Google Keyword Planner, no entanto ainda se pode utilizar o Keywordtool.io e SEMrush.
Verifique na ferramenta qual é a taxa de descoberta sobre o assunto do produto na Internet: há procura suficiente?
Com que frequência são pesquisadas as suas palavras-chave primárias?
Verificar também se produtos semelhantes são vendidos nos sites que aparecem nos motores de busca quando estas palavras-chave são pesquisadas e, em caso afirmativo, analisar a concorrência.
Ao cruzar dados de procura e ao conhecer os seus participantes, poderá examinar a viabilidade de todas as suas possibilidades, escolhendo idealmente um nicho com grande procura e pouca competição.
Compreender as tendências
Haverá constantemente utilizadores à procura de soluções para perder peso, ganhar dinheiro a fazer um trabalho em casa, dicas para ser mais produtivo, entre outros tópicos do momento.
As tendências são artigos com uma procura monumental, mas também com muita oferta, e ser mais um no meio da multidão não o fará ter sucesso.
Portanto, o ideal é continuar a pesquisar para encontrar tendências mais específicas e escolher um nicho com maior procura e menos oferta.
Há várias ferramentas que têm a possibilidade de lhe dar uma ajuda neste trabalho.
Esta é a situação do Ubersuggest, que indica palavras-chave específicas com sub-níveis envolvidos com o assunto a ser pesquisado, cruzando dados reais de investigação.
O próprio Google também pode fornecer informações valiosas.
Quando faz uma pesquisa, a ferramenta completa automaticamente a sua frase com os termos mais pesquisados, e estas recomendações têm o potencial de lhe dar boas ideias de nichos de mercado para investir.
Examine se pode competir neste nicho
Não menos fundamental do que o nicho é saber se pode competir neste segmento: qual é o diferencial competitivo que o seu produto digital pode exibir para fazer a diferença em relação aos já existentes?
Não se desencoraje com as ofertas do mercado! Se o nicho escolhido já tiver uma lista de produtos mais vendidos, não há razão para desanimar.
Vejam-no como uma possibilidade, afinal de contas, se houver altas taxas de vendas, há muita procura para esse tipo de solução ou serviço.
Faça um inquérito à sua concorrência, visite o seu site e contacte-os por e-mail para compreender como funcionam e como interagem com os seus potenciais clientes.
Este trabalho é meticuloso, necessita de muita investigação, perspectiva analítica e dedicação para descobrir as lacunas no mercado que têm o potencial de ser preenchidas pelo seu produto ou serviço.
Foco num público específico
Falamos do carácter na maioria dos nossos próprios textos e não pode ser diferente neste, porque o perfil do cliente ideal influencia cada uma das escolhas estratégicas do seu negócio.
Que tipo de conteúdo deve abordar?
Quais são as redes sociais em que o meu público procura informação?
Quais são as necessidades deste público?
O que esperam do meu produto?
Se ainda não sabe que parte do mercado pretende atingir, é impossível anunciar o seu produto a menos que queira perder muito dinheiro ou confundir o seu público.
vou ficando por aqui, espero ter ajudado
um forte abraço
Gui Augusto
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